quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sessão Nostalgia

Jukebox:

Encontros e Desencontros (Maria Rita)

Photograph (Jamie Cullum)

Prefácio:

Dedico à todos aqueles que estão ou passaram pela minha vida. Todos vocês fazem parte dela. Todos vocês são as saudades, presentes ou ausentes, que gosto de ter.

Saudades. Chorei. Não um choro triste, angustiante, daqueles que vai trespassando a alma. Mas chorei. Era um choro saudável. Choro de quem não tinha sono às quatro horas da manhã. Choro cinematográfico. Partes de uma minissérie eram as lágrimas. Flashes de luz que faziam cada momento unicamente doce, eufórico, íntimo.

Trios, filmes, dúvidas, telefones, lágrimas, risadas. Risadas... Ah, como são boas as risadas! Gosto daquelas mais escandalosas. Contudo elas sempre me levam às lágrimas. Estas eu prefiro as silenciosas. Aquelas que se deixam escorrer em uma dessas madrugadas que o vento leva. Conquistas, essas são as melhores partes. Se bem que eu ainda olho para trás e me acho muito velha para tão poucas conquistas. Mas isso se torna uma outra história. Acho que preciso traçar melhor essa minha linha do tempo.

Saber como as pessoas te vêem... Nossa isso dá medo! E é nessas horas que aquela velha teoria de ser um mal necessário cai por terra. Mas é, indubitavelmente, um mal necessário. Apelidos. Existe forma melhor de saber o que uma pessoa acha de você do que os apelidos que a mesma te atribui? Nem sei. Não sei se sim ou se não. Acho que na verdade nunca se sabe. Mas é inegável a participação deles na nossa vida.

Fotografias. Gostaria de ter mais delas. Agora nem adianta mais contá-las. Os momentos passaram e mesmo assim elas não captariam o essencial, não captariam nossa juventude e eminentes desejos de liberdade. “Liberté, Égalité et Fraternité”. Só que eram ideais bem menos filosóficos e coletivos. Bem, continuo ainda sem saber até que ponto cada um de nós pode ser socialista; se é que se pode ser ainda.

Cheiros... Daquela comida gostosa na casa de um ou daquele restaurante aos sábados ou daquela bagunça gastro-caótica na casa de outro. Perfumes. Presentes. Flores. Doces. Amores. Depois da aula de Educação Física o que não faltava eram cheiros e desespero, obviamente. Mas também tinha torcida e muita alegria a cada gol. Cantarolávamos músicas que exalavam nossa euforia, essência e alegria.

Senti saudades.

Saudades das PowerPuff Girls, Capitão América, Batman, dos clipes da MTV, das pesquisas na biblioteca municipal, Betty Boop, de fazer prova oral, da Torloni, das músicas dançadas em cima da mesa, dos cinemas e praias aos sábados, de não ter feito pré-vestibular, daquele amor platônico. Saudades das aulas de História, de Geografia, de Espanhol, de Fonética. Saudades dos biscoitos amanteigados, dos amores, dos amigos, dos amores que viraram amigos e dos amigos que viraram amores. Saudades daqueles primeiros dias, do primeiro sutiã, do primeiro emprego, do primeiro olhar.

O tempo para mim nunca foi retalhado, mas uníssono. Bem, pelo menos aqui no coração. O que me faz muito feliz é saber que há muitos personagens de desenho, praias, livros, salas de aulas, primeiros, filmes, músicas, cheiros, flores e amores ainda à espera para serem coloridos pelos pincéis mágicos da vida.

Sinto saudades sim. Não aquela dolorida, mas uma outra: aquela que eu gosto de ter. Os momentos só são especiais porque não podem ser apagados, não há repetição e muito menos retorno... Amo todos, todos eles. Contudo este presente não me permite querer uma volta porque amanhã ele também será passado e a vida grita meu nome incessantemente.

7 comentários:

Maykon disse...

Nuss,você leva geito pra isso hein !

Continua escrevendo pq ta d+ ! =D

Suas palavras servem de consolo para algumas e coisas e me fazem pensar q as coisas ainda vao piorar...rsrsrs

Bom..é isso professorinha querida!

Bjao !

Unknown disse...

Vanessaaaaaaaaaa!!! Que linduuuuuu!! Me amarrei!! Lendo seu texto (último) sinto a mesma coisaaaa!!Que saudade das nossas conversasss que nos levavam sempre para esse lado nostálgico..Poxa, tô muiiito orgulhosa de vc minha amiga querida!! Continuee assim,vc leva jeitooo!!!
Bjsssss
Te love U2!!!!
Cela

oconselheiro disse...

Odeio ser um ser pensante! Pensar sobre o passado... naum entender o presente... sonhar com o futuro... Naum sei até q ponto o choro é bom...

Bjus Vanessa!!

Fernanda Maria disse...

Ai, amiga... também sinto saudade!! Sinto saudade de ter aproveitado essa época de maneira difirente... Afff... Nostalgia!

Posso fazer um texto sobre saudade tb?!!

Unknown disse...

Nossaaaaaaaaaaaaaa, adorei ler esse belo texto...volta e meia penso em algumas fases da minha vida e me bate uma saudade imensa...
Mto bom, linda!!!!

Adilson Jr. disse...

"Saudade assim até que é bom pra modi a gente lembrar que é feliz sem saber...

Saudade, o meu remédio é cantar!!"

Obrigado por eu fazer parte da sua vida e obrigado por me deixar saber que um dia terás saudades também de mim!

Adoreeeeeeeei!!

Hudson Pereira disse...

A saudade é uma espécie de fome já dizia Lispector. E temos que concordar,é sim,talvez seja a melhor definição. Quero comer já!

Beijos!!!